sobre mim
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
28
29

30


subscrever

RSSposts

RSScomentários

Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2011
*PD* discussão sobre PI

Em discussão...

Proposta de pergunta de Investigação: Será que a existência de uma aplicação que automaticamente identifique e disponibilize mais informação sobre os conteúdos televisivos é relevante para o usufruo da experiência televisiva?

Objectivos gerais: Conceptualizar  aplicação para dispositivo móvel que a partir da captura de imagem da televisão, identificar os conteúdos presentes e fornecer mais informação sobre o conteúdo.

Objectivos específicos: User experience, Paradigmas de Interação, Design de Interfaces.

Finalidades: Avaliar se a aplicação porposta utilização da aplicação não distrai o espectador da tv - intrusiva. Complemento informativo.

Acrescentar teste intermédio, com guião e de média fidelidade.

A criação da aplicaçãol irá ser guiada por teorias existentes e terá em conta o estado da arte. (abordagem indutiva) Após a criação da aplicação, irei testá-la junto de uma amostra do público-alvo para verificar um conjunto de hipóteses que irei criar entretanto (abordagem dedutiva). O público-alvo desta investigação são os telespectadores que possuem touchphone.

Irei adotar uma abordagem metodológica qualitativa, pois pretendo compreender a experiência dos utilizadores da aplicação, num contexto específico, e a metodologia de investigação que irei adotar será Investigação de Desenvolvimento, em função do objecto e do resultado (tipologia1). Proposta feita a partide de prototipo.

A natureza da minha investigação é exploratória, pois pretendo compreender um fenómeno recente (utilização do telemóvel como segundo ecrã enquanto se vê televisão), e concetualizar uma resposta ao problema através da revisão da literatura (compreender as soluções e paradigmas criados, ainda que aplicados a outros âmbitos), conversar com especialistas na área (orientadores, parceiros e outros contactos que poderei entretanto estabelecer, possivelmente em conferências), e testá-la junto de uma amostra (telespectadores que possuem touchphone e que se costumam questionar sobre os protagonistas do programa televisivo). Com a análise dos testes, a natureza da investigação passará então a ser interpretativa (para eu compreender a experiência do utilizador no uso da aplicação).

Para realizar os testes, irei selecionar uma amostra (não probabilistica) por conveniência. Irei realizar um inquérito por entrevista aberta, em que os participantes do grupo terão perfis similares. Os dados necessários ao estudo poderão passar por perceber em que circunstâncias o participante vê televisão, em que usa o touchphone, e a experiência que tem no uso de aplicações, a satisfação com aplicação e as suas sugestões. *inquéritos e observação direta.

O momento crítico que pode comprometer a investigação é a prototipagem em alta fidelidade, o que implicaria que os testes incidissem sobre o protótipo de baixa fidelidade.


tags:

publicado por carlaleite às 00:08

pesquisar
posts recentes

Google Now

X-ray para filmes

overspleeping is over!

A TDT em Portugal - que Futuro

qual a melhor dimensão?

don't Panic

gesture cons

google play

android design

manual de utilizador?

reunião #6 - foi natal

história do android

navegação vs conteúdo por Luke

reunião #4 - let's go

*PD* discussão sobre PI

elevator pitch

atividade pd #áreas

*SM* referências do cap3

viewdle

tvcheck app

tvtak app

redesigning gesture icons por SRD

TED talk por Don Norman

interaction-design.org

HCI pela Stanford University

podcast com Luke W

visual search por Rachel Hinman

how does a TS phone work

designing amazing apps por Fling

context of mobile interaction

mobile ux por Rachel Hinman

reunião #3 - kick off

android stencil kit

10 princípios de Dieter Rams

aula av sobre ecrãs partilhados

índice provisório do enq T

reunião #2 - índice

nós, a televisão e os telemóveis

google goggles app

plano de investigação [WIP]

*SM* referências

let the cluttering begin!

infografias

*PD* motivação, título e to do list

palavras-chave

reunião #1 - tema

arquivos

Junho 2013

Janeiro 2013

Abril 2012

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

tags

todas as tags